domingo, 31 de julho de 2011

Ponto Vermelho

*** Usei este texto no meu programa Papos e Reflexões, do dia 18/07/2011 na Rádio Mundial. E toda vez que passo meus olhos por estas linhas lembro-me dos desafios que todos os dias experimentamos ao acordarmos e decidirmos continuar em frente. Não é muito fácil viver não, mas é possível, se entendermos que cada dia depende da escolha que fazemos em nossos corações e em nossas mentes. A escolha é sempre nossa!



PONTO VERMELHO (autor desconhecido)

Certo dia, um professor chegou à sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova - relâmpago. Todos assustados, acertaram suas filas, aguardando o teste que viria.
         O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume. Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha. Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto vermelho, no meio da folha.
         O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte:
 “- Agora, vocês escreverão um texto sobre o que estão vendo.”

         Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa. Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto vermelho, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.
Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar:
 “- Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós."
Ninguém na sala falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto vermelho. Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos vermelhos. A vida é um presente da natureza dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre. A natureza que se renova os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto vermelho! O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo.
         Os pontos vermelhos são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.



Pensem nisso!
Tirem os olhos dos pontos vermelhos de sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que a natureza lhe dá.
Creia: o choro grande arte das vezes é a limpeza da alma, abençoando o desaguar daquilo que não nos pertence. O anoitecer acontece para que o despertar seja mais brilhante, mais verdadeiro, mais festejado...
Tranqüilize-se, celebre cada despertar, saboreie cada oportunidade, aproveite cada ponto vermelho e escolha ser muito feliz!



Servir com a Mente



SERVIR COM A MENTE

"Como podemos diminuir a falta de paz e a tristeza que se espalhou no mundo? Como ajudar nossos irmãos e irmãs universais? A resposta é: servindo com a mente. Uma mente com bons pensamentos produz uma boa vibração que por sua vez cria um grande impacto positivo nas almas, mesmo a distância. As pessoas que recebem essas vibrações sentem como se fosse um banho de amor, paz, felicidade, poder e destemor. E as pessoas que doam boas vibrações também são beneficiadas porque a mente delas está sempre ocupada em servir. Não há desperdício de pensamentos."

(Dadi Gulzar)
(Brahma Kumaris)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conspiração do BEM!

*** Independente da crença, filosofia de vida, dogmas ou vertente religiosa... Senti uma energia TÃO boa ao receber e ler este texto q minha amiga de tempos "Tia" Glimar enviou q por acreditar no movimento da corrente do BEM, resolvi compartilhá-lo com aqueles que realmente querem crescer, evoluir e sabem que pra isso é preciso abdicar da postura viciada de vítimas e críticos sem fundamentos concretos de qualquer coisa, circunstância ou pessoa.

Que venha a vida recheada de lucidez e vontade!!!




A CONSPIRAÇÃO ESPIRITUAL 
(autor desconhecido)


   Na superfície da Terra, exatamente agora, há guerra, violência, e tudo parece negro. Mas, simultaneamente, algo  silencioso, calmo e oculto está acontecendo, e certas pessoas estão sendo chamadas por uma luz mais elevada. Uma revolução silenciosa está se instalando de dentro para fora. De baixo para cima. É uma operação global. É uma conspiração espiritual! Há células dessa operação em cada nação do planeta.
   Vocês não vão nos assistir na TV. Nem ler sobre nós nos jornais. Nem ouvir nossas palavras nos rádios. Não buscamos a glória e nem usamos uniformes. Nós chegamos em diversas formas e tamanhos diferentes. Temos costumes e cores diferentes. A maioria trabalha anonimamente. Silenciosamente. Fora de cena. Em cada cultura do mundo. Você talvez cruze conosco nas ruas e nem perceba... Seguimos disfarçados, ficamos por trás dos eventos. E não nos importamos com quem ganha os louros do resultado, e sim, que se realize o trabalho. De vez enquando nos encontramos pelas ruas. Trocamos olhares de reconhecimento e seguimos nosso caminho.
   Durante o dia muitos se disfarçam em seus empregos normais. Mas é à noite, por trás de nossas aparências, que o verdadeiro trabalho se inicia.
   Alguns nos chamam de Exército da Consciência. Vamos seguindo com alegria e paixão. Lentamente estamos construindo um novo mundo. Com o poder de nossos corações e mentes. Nossas ordens nos chegam da Inteligência Espiritual e Central (Deus). Estamos jogando bombas suaves de amor sem que ninguém note e em todos os lugares. São poemas, abraços, musicas, fotos, filmes, palavras carinhosas, sorrisos, meditações, preces, amizades desinteressadas, danças, ativismo social, sites, blogs, atos de bondade... Expressamos-nos de uma forma única e pessoal, com nossos talentos e dons, sendo a mudança que queremos ver no mundo. Essa é a força que move nossos corações.
   Sabemos que essa é a única forma de conseguir realizar a verdadeira transformação. Sabemos que no silêncio e na humildade temos o poder de todos os oceanos juntos. Nosso trabalho é lento e meticuloso, como na formação das montanhas.O AMOR será a religião do século 21. Sem pré-requisitos de grau de educação. Sem requisitar um conhecimento excepcional para sua compreensão, porque nasce da inteligência do coração, escondida pela eternidade no pulso evolucionário de todo ser humano. Seja também a mudança que você quer ver acontecer no mundo. Ninguém pode fazer esse trabalho por você. Nós estamos recrutando... Talvez você se junte a nós.  Ou talvez já tenha se unido e nem saiba! Todos são bem-vindos!
   A porta está aberta. 

domingo, 24 de julho de 2011

Saudade...

***Fiz um programa maraviwonderfullll com este texto há um tempão na Rádio Mundial. Hoje, minha ouvinte kiridona Priscila C.C., me fez lembrar dele e resolvi compartilhar com vocês esta história que toca a alma de quem sabe que tudo o que nos rodeia é oportunidade de aprendizado precioso demais. Por isso desperdiçar estes aprendizados com vaidade, orgulho, pretensão e prepotência é no mínimo burrice.
 
Definição de Saudade…MAGNÍFICA !

Depoimento de um médico oncologista do Recife.

No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem com suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades. Nós médicos somos treinados para nos sentirmos “deuses”. Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!
Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.
 

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim. Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada
porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia. Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira e com uma lágrima nos olhos dizia: "Faça tia, é preciso para eu ficar boa."
Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção. Meu anjo respondeu: "- Tio, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondida nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!"
Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes,indaguei: "- E o que a morte representa para você, minha querida?"
"- Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?"
*(Lembrei que minhas filhas, na época com 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)
"- É isso mesmo, e então?"
Ela continuou: "- Vou explicar o que acontece. Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?"
"- É isso mesmo querida, você é muito esperta!"
"- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!"
Fiquei “entupigaitado”. Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.
"- E minha mãe vai ficar com muita saudade minha", emendou ela. Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: "- E o que saudade significa para você, minha
querida?"
"- Não sabe não, tio? Saudade é o amor que fica!"

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

 

Um anjo passou por mim… Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência. Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo “meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinaste, pela ajuda que me deste.
Que bom que existe saudades! O amor que ficou é eterno.
 
Dr. Rogério Brandão (Médico Oncologista Clínico)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Alma

Meu mundo só é possível,
quando estou com VOCÊ e VOCÊ está comigo...

Meu mundo só faz sentido,
quando EU e VOCÊ cooperamos...

Meu mundo só acontece,
quando deixo VOCÊ me guiar...

O mundo se rende à mim,
quando me rendo à VOCÊ,
minha ALMA!


(McSàlomão)




World Spins Madly On

Woke up and wished that I was dead
With an aching in my head
I lay motionless in bed
I thought of you and where you'd gone
and let the world spin madly on

Everything that I said I'd do
Like make the world brand new
And take the time for you
I just got lost and slept right through the dawn
And the world spins madly on

I let the day go by
I always say goodbye
I watch the stars from my window sill
The whole world is moving and I'm standing still

Woke up and wished that I was dead
With an aching in my head
I lay motionless in bed
The night is here and the day is gone
And the world spins madly on

I thought of you and where you'd gone
And the world spins madly on.

O Mundo Gira Loucamente

Acordei e desejei que eu estivesse morto
Com uma dor em minha cabeça
Eu deito imóvel na cama
Pensei em você e aonde você teria ido
E deixei o mundo girar loucamente.

Tudo que eu disse que faria
Como fazer o mundo novo
E dar um tempo por você
Eu só me perdi e dormi bem pela madrugada
E o mundo gira loucamente

Eu deixo o dia passar
Eu sempre digo adeus
Eu assisto as estrelas pela minha sacada
O mundo todo está se movimentando e eu ainda estou em pé

Acordei e desejei que eu estivesse morto
Com uma dor em minha cabeça
Eu deito imóvel na cama
A noite está aqui e o dia se foi
E o mundo gira loucamente

Pensei em você e aonde você teria ido
E o mundo gira loucamente.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Tim...Tim...


Vou tomar um banho,
Vou me trocar
E me vestir de amor.

Parafraseando a vida...

Sou bela, esquisita, fera e amiga.
Sou geradora, infinita e enlouquecida.

Um brinde à mim!

(McSàlomão)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Realização...



Ter realização é ter ‘olhos reais’ para ver dentro de si. Procure internalizar-se. Tente se concentrar. E você será capaz de desenvolver estabilidade. Para isso é preciso valorizar o silêncio. O poder do silêncio torna você verdadeiro. Quando a alma acumula esse poder interior, não há flutuação. Quando a alma experimenta realização, a paz adquirida permanece por um longo período de tempo. O silêncio acaba com tudo que impede a alma de olhar para si e de se transformar.”

Dadi Janki
(Brahma Kumaris)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SALVE JORGE!!!


O Santo Guerreiro
Festa : 23 de abril. Comemora-se todo dia 23.
São Jorge nasceu na Capadócia no ano de 280.
O Imperador Diocleciano mandou degolá-lo a 23 de abril de 303.
São Jorge é o padroeiro dos soldados, armeiros e escoteiros.



     Diz a lenda que Jorge, guerreiro vindo da Capadócia, Turquia, teria salvo uma princesa das garras de um terrível dragão. Jorge, com sua espada, domou o dragão, que a princesa conduziu de volta a seu povoado como um manso cordeirinho. O misterioso cavaleiro disse ter vindo em nome de Cristo e que todos deveriam se converter. Por fim, o glorioso mártir foi condenado à morte por ter renegado os deuses do império. Durante seu martírio, Jorge mostrou-se tão inflexível que a própria mulher do imperador Diocleciano converteu-se ao cristianismo. Embora Jorge não seja mais considerado santo pela Igreja católica, seu culto é autorizado pela tradição. São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia e Lituânia.



Oração a São Jorge


     Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minha dores e aflições e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos; e glorioso Sao Jorge, em nome de Deus em nome de Maria de Nazareth em nome da falange do Divino Espírito Santo, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus Inimigos carnais e espirituais e de todas as suas más influencias, e que de baixo das patas do seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverem a ter um olhar se quer, que me possa prejudicar.
     Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.(Tradição popular)

SALVE JORGE!!!



terça-feira, 12 de julho de 2011

A Águia e A Galinha

#texto do programa do dia 11/07/2011 na Rádio Mundial  


A Águia e A Galinha
(Leonardo Boff – filósofo e teólogo brasileiro)
“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei / rainha de todos os pássaros.
         Depois de cinco anos, este homem recebeu a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: – Este pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.
         – De fato, – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
         – Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
         – Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
         Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:– Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
         A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
         O camponês comentou: – Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
         – Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
         No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: – Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
         O camponês sorriu e voltou à carga: – Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
         – Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
         No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:– Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra as suas asas e voe!
         A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
         Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico “kau-kau” das águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...”

 
         Esta parábola evoca dimensões profundas do espírito, indispensáveis para o processo de realização humana: o sentimento de auto-estima, a capacidade de dar a volta por cima das dificuldades quase insuperáveis.
Cada pessoa tem dentro de si uma águia. Ela quer nascer. Sente o chamado das alturas. Busca o sol.
Uma águia tem dentro de si o chamado do infinito. Seu coração sente os picos mais altos das montanhas. Por mais que seja submetida a condições de escravidão, ela nunca deixará de ouvir sua própria natureza de águia que a convoca para as alturas sublimes.

         As pessoas que alçam vôo sublime são as que se recusam a deitar-se, a suspirar e desejar que as coisas mudem!  Tais pessoas não reclamam sua sorte e tampouco sonham, passivamente, com algum navio longínquo que vai chegando para levá-la pra bem longe. Em vez disso, visualizam em suas mentes que não são desistentes; não permitirão que as circunstâncias da vida as empurrem lá para baixo, e as mantenham subjugadas como galinhas.

         Vamos, voe... Voe e vença, ocupe o lugar  que é seu no alto do penhasco.


        ***Em vários momentos de nossa existência acreditamos que somos apenas galinhas, mas somos águias, prontas pra alçar nossos vôos cada vez mais altos rumo à realização, à descoberta de nossas capacidades, nossos dons preciosos e o amor incondicional pela nossa natureza luz perfeita. Grande parte de nossos conceitos, nossa educação, nossa cultura, nossos paradigmas, dogmas religiosos, nos ensinam que somos galinhas, que podemos apenas ciscar as migalhas, os grãos do chão da acomodação, do medo, da covardia e da preguiça emocional, mas a escolha de acreditar ou não em tudo isso é SEMPRE NOSSA!
        Somos águias com o direito de desbravarmos o horizonte das possibilidades infinitas, chamado VIDA! (McSàlomão)

Foco





FOCO

"Em nossa jornada, podemos passar por diversos desafios em nosso crescimento enquanto indivíduos. Temos que manter o foco. Podemos seguir o exemplo do ponteiro do relógio: ele não olha para a direita, nem para esquerda, e nem para o que passou; ele mantém seu próprio ritmo, constantemente se movendo para frente, sempre avançando."

Dadi Janki
(Diretora Mundial da Brahma Kumaris)