A alemã Uta Melle decidiu virar musa de ensaios sensuais depois que retirou os dois seios, vítima de um câncer
Poucos dias antes de completar 40 anos, a alemã Uta Melle ganhou um presente de grego. Soube que teria de extirpar os dois seios, por conta de um câncer de mama. Logo veio a dúvida: "Será que vou deixar de ser sexy?". Teve certeza que não ao consultar o marido, um publicitário bem-sucedido que a presenteou com um quadro de uma guerreira amazona que cortara o próprio peito para usar melhor o arco e a flecha. Animada com o desenho, Uta partiu para um projeto singular: fotografar mulheres com histórias semelhantes.
O trabalho rendeu um livro de arte e a exposição fotográfica "Amazonas". São mulheres nuas, e a ideia é incomodar. A exposição já percorreu três cidades alemãs e pode ser vista até meados de outubro em Viena. Nas fotos, 19 mulheres, entre 30 e muitos e 50 e poucos anos, estão nuas ou seminuas. Muitas, em poses sensuais. Em comum, os sinais da batalha contra a doença: algumas têm um único seio, outras próteses, outras apenas cicatrizes no colo. Como Uta. Publicitária que deixou o mercado, a alemã virou uma espécie de ativista da causa, lutando contra o preconceito e a favor de mais verbas para pesquisa.
"Aqui, a doença ainda é um tabu. Os alemães não suportam ver cicatrizes nem mutilações. Acham que é sinal de derrota. Trauma de duas guerras mundiais", diz Uta. Ela não conseguiu patrocínio, mas ganhou espaço para a mostra: o Stilwerk, templo de lojas de design. Em Berlim, mais de mil pessoas visitaram a exposição em duas semanas. Mas houve quem não gostasse. Dois homens fizeram questão de ver tudo, só para detonar o projeto para ela. "Eram idiotas. A verdade é que muita gente não quer se confrontar com seu próprio medo", dispara a alemã. O jornal de esquerda "Junge Welt" publicou um artigo dizendo que o livro não fazia uma abordagem séria do assunto. Já o tabloide "Bild", que vende milhões de exemplares por dia e costuma ostentar fotos de mulheres nuas e opulentas na capa, reagiu com simpatia, embora alguns leitores tenham feito comentários pouco gentis.
No ensaio para a revista "Stern", feito logo depois da cirurgia, Uta aparece vestida de Madonna, de David Bowie e de anjo. Um querubim só com asas, cicatrizes, uma tatuagem na barriga e nada mais.
"Um rapaz viu minhas fotos e disse que as achava eróticas. Mas que se sentia um perverso por isso", diverte-se.Com sua beleza andrógina, as fotos bombaram na internet. E ajudaram Uta a recrutar as 18 mulheres para o ensaio fotográfico das amazonas, feito num estúdio em Berlim. O ensaio é clicado por duas fotógrafas alemãs, Esther Haase, profissional com vários trabalhos internacionais, e Jackie Hardt, ex-modelo que passou para o lado de trás das lentes. Nele, as mulheres aparecem vestidas de guerreiras ou em cenas de protestos, com cartazes na rua.
Toda essa pose de poder tem um fundo de melancolia. "É um tema muito delicado, que mistura o medo da morte ao da perda da feminilidade", diz Uta.
Ao saber do diagnóstico, suas filhas, hoje com oito e 11 anos, ficaram dois dias sem lhe dirigir a palavra. "Fiquei mal, mas entendi que elas precisavam de um tempo", diz a Uta mãe.
Ela hoje acha que também pode fazer piada do infurtúnio: "Pelo menos, meus peitos não podem mais cair". [Folhade SP e artigos da internet]
Agora pensa bem se não dá pra PARAR e REAVALIAR todos os conceitos que vc vem usando como referenciais de beleza, coragem, força, otimismo, felicidade e tantos outros que impedem que tomemos posse do direito a vida, neste mundo fétido de modelação, certo e errado, feio e bonito, na moda ou cafona!?!?
Minha total REVERÊNCIA, completa ADMIRAÇÃO e APLAUSO incansável para esta MULHER que assume o direito de existir sem medo da avaliação, crítica ou qualquer outra bobagem chamada modelo de qualquer coisa...
Viva Uta Melle pela coragem de encarar de frente, bemmm de frente sua vida professora-bandida confirmando a FORÇA NA PERUCA da própria alma!
E você MULHER ??? Ainda tá chorando por causa da celulite, dos culotes, dos pés de galinha???
Lamento informar que precisa URGENTE de plástica na alma!!!
VIVA o jeitão que eu sou...
Como me construo... ME DESCONSTRUO... me desfaço e me refaço!!!
Viva o meu perfil, minha lateral, a comissão de frente e meu "derriére"!
Viva meus cabelos armados e artificialmente coloridos para me lembrar que a vida pinta de "blues" toda canção que toca a alma!
Viva meus anéis exageraaaados, meus cílios coloridos, minhas sapatilhas boneca e minha sandália frankenstein...
Viva minha boca nervosa, meus olhos afagadores, minha sinceridade ácida e meus recúos incompreensíveis...
VIVA EU!!!
Eu tô COMIGO e não abro mão!!!
(McSàlomão)