domingo, 20 de dezembro de 2015

Castanha de Caju

Castanha de Caju - O Antidepressivo Natural ;)


Além de muito saborosa, a castanha de caju, que é o fruto do cajueiro, é uma excelente aliada da boa saúde. Rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, minerais como ferro, fósforo, selênio, magnésio e zinco, ela também é boa fonte de fitoquímicos, antioxidantes e proteínas que auxiliam em tratamentos e previnem diversos males.
Assim como as nozes, avelãs e amêndoas, a castanha pertence ao grupo das oleaginosas e cresce durante todo o ano, sendo utilizada no preparo de saladas, lanches, iogurtes e demais alimentos. Embora seja muito saudável, o consumo da castanha de caju deve ser moderado. Por ser um alimento proteico e rico em gorduras, é muito calórico, assim como a maioria das castanhas e amêndoas. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela castanha de caju, a porção recomendada é de, no máximo, 10g (cinco unidades) do fruto ao dia. No entanto, lembre-se que para uma melhor avaliação de acordo com as suas necessidades nutricionais, é preciso consultar um profissional. 

Os benefícios que uma porção (10g) de castanha de caju promove são:
- contém 5gr de gorduras totais, sendo que 70% delas são consideradas “boas” (gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas), que diminuem o “colesterol ruim” (LDL) e aumentam o “colesterol bom” (HDL);
- contém minerais como magnésio, fósforo e zinco. O magnésio é essencial para manter o nosso corpo em atividade e ajuda a diminuir a frequência das crises de enxaqueca, previne os ataques cardíacos e reduz a pressão arterial; o fósforo auxilia na manutenção da boa saúde dos ossos; o zinco atua no fortalecimento das defesas do organismo contra doenças; 
- é rica em proantocianidinas, uma classe de flavonoides que ajuda a combater células cancerígenas e tumores. Segundo estudos realizados, este fruto também pode reduzir o risco de câncer de cólon;
- estudos apontam que o ácido oleico, presente na castanha de caju, promove uma boa saúde cardiovascular, auxiliando na redução dos níveis dos triglicerídeos, cujos níveis elevados são associados com um maior risco de desenvolvimento de doenças; 
- aumenta a absorção do cálcio;
- as propriedades antioxidantes presentes na castanha ajudam no combate ao envelhecimento celular;
- ajuda a ativar as atividades cerebrais, melhorando a memória e a concentração;

E

- por serem ricas em um aminoácido chamado L-triptofano, o consumo da castanha de caju pode diminuir o mau humor e os sintomas da depressão.

A quantidade sugerida para que funcione como antidepressivo sem excessos para a saúde física é de 6 unidades por dia.

VALE A PENA!!!


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