segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Deformação da Imagem

***(parte da matéria que li na Folha.com)

""LIBERDADE ESTÉTICA?
"A dermatologia é capaz de libertar o ator da faixa etária à qual ele pertence", diz Kogos. "Pode não ser o caso de uma mulher de 50 anos interpretar uma adolescente, mas, sim, uma jovem de 30."
Zé Celso discorda da ideia. A plástica não liberta, diz ele, mas prende a pessoa a uma imagem que os outros querem que ela tenha.
Para ele, a idade de um personagem depende da "energia interior" do ator. "Não adianta consertar a cara e ficar neurótico sem saber de si", critica o diretor.
O meio televisivo pode ser um fator que induz com mais força à plástica e ao botox, segundo o diretor, porque faz o ator perder a "pulsão teatral" e ser engolido pela imagem.
"Ator tem de produzir catarse, cagar e andar para o que pensam dele. A busca pela plástica acontece porque a própria imagem se tornou uma commodity para essas pessoas, uma moeda de troca apenas", afirma ele.""


   Vi uma postagem de uma ouvinte, fui lá futricar e achei esta reportagem acima...


   Grande parte das escritas me fez pensar o quanto ainda somos uma população entorpecida pelos apelos da superficialidade, pelos papéis escolhidos e denominados como adequados, pelo padrão de beleza enclausurador da pluralidade humana, pelo medo do SER e a angústia do buscar parecer, que perdemos consideravelmente a identidade essencial. Realmente, estamos nos tornando uma população plastificada, embotocada, um bando de transformerssssssssss... Perdendo a identidade, perdendo o dom da expressão pura. Tanta gente bacana se rendendo à plastificação, pela dificuldade de assumir seus sabores e dissabores com naturalidade de expressá-los.

   Novamente confirmo que a distância entre a sanidade e a loucura é da espessura de um fio de nylon.
   Onde está a graça de todo mundo se parecer com todo mundo? A biodiversidade grita pelo direito de voltar a imperar na coragem da galera SER natural.
   Daqui a pouco tá tudo muito parecido e chato.
   Daqui a pouco tá todo mundo com o mesmo gosto e chato.
   Daqui a pouco tá todo mundo fabricado e chato.
   Sabiam que o plástico polui o meio ambiente? Pois então, o que fará com o ser humano se continuarmos "plastificando" nossos humores, nossas dores, nossos sabores e dissabores???
   Quanta contaminaçãoooooooooooooo.... rsrsrs...

   Ah... Vou te falar um treco, viu!!!
   O que presencio, ouço e vejo é uma infinidade de pessoas infelizes com quem são, tentando se deformar para tentarem parecer o que elegeram como referencial de beleza. O pior de tudo é que nenhuma destas pessoas se dá conta que a beleza verdadeira vem de dentro e que não adianta usar todos os truques, instrumentos e modernidades na área da estética de última geração, que a alma sempre faz vir à tona o que há dentro daquela criatura toda transformada do lado de fora.
   O nome disso é deformação de imagem!

   Basta perguntar pra grande parte destas pessoas se ainda se lembram de quem realmente são. A pessoa, o indivíduo, o ser essencial que um dia existiu e desapareceu no meio de tanto desejo, de tanta caricatura de si mesmo. Credo...
   Quem falou que envelhecer é sinônimo de feiura? Ah tá, lembrei... Foi aquele(a) que tinha medo de crescer, trasnformar-se, evoluir e desejava ser eternamente "jovem".
   A carne envelhece quando a alma se eleva, a mente se desenvolve e a emoção enobrece.
   Que venham todas as marcas dos meus humores, terrores, dissabores e amores como sinalização da minha longa e incrível caminhada...
   Porque só vive eternamente jovem quem morre cedo pra esta existência.
   Creio que ainda tenho uma imensidão para aprender, portanto, quero todas as marcas da jornada que me couberem.

McSàlomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário