quarta-feira, 9 de março de 2011

Ciclos...O equilíbrio

Após ter postado ontem, continuei a refletir (e olha q isto é uma constante nesta cabeça lotada de pensamentos...hahaha...todo tempo)
Fiquei pensando sobre os ciclos da vida e como ainda temos grande dificuldade em lidar com a estrutura natural destes ciclos. Cada momento de um ciclo, não importando que tipo de ciclo é, permite o amadurecimento de cada fase para que possamos desabrochar com maestria nossa essência verdadeira. O nosso maior dilema é aceitar este conceito de "começo, meio e fim" como parceria de um processo de desenvolvimento. Parece que vivenciar os ciclos nos deixa inseguros porque grande parte deles não possui roteiro, prognóstico ou garantia. Aí mexe demais em tudo o que aprendemos desde pequeninos. Nos faz encarar conceitos tão confusos como o de fé, respeito, autoconfiança, ética, credibilidade, caráter, honestidade, lealdade, responsabilidade, autoestima... NOSSA!!! Tanta coisa fica remexida dentro de nós que fatalmente, "freamos o carro" de nossa alma livre disso tudo, e nos apegamos aos temores desta tentativa de doutrinamento da nossa cultura. Cultura esta, (e eu insisto em dizer) que é SIM dilaceradora da alma, da natureza, da essência humana. Todos somos essencialmente puros, nascemos com o senso natural de coerência, ética, justiça, solidariedade, verdade e etecetera... O que nos modula, deformando esta natureza, é a cultura dual = materialista. E aqui não estou erguendo bandeira alguma, apenas comentando fatos, dentro de uma observação atenta sobre nossa caminhada enquanto raça. Desde que aceitamos, lá nos primórdios dos tempos, o conceito de dualidade no universo, como competidores, adversários, entramos nesta "luta" interior, onde não há espaço para o equilíbrio. Já perceberam como sempre buscamos pertencer a determinada "tribo", o tempo todo? Ou sou feio ou bonito. Na vida ou você está do "lado do bem ou do lado do mal". Quantas vezes nos deparamos com alguns desejos, vontades e até necessidades que não condizem com aquilo que aprendemos ser culturalmente e socialmente aceitável???
MUITAS VEZES!!! Tantas que nem arrisco contabilizar os fatos. Mas é assustador ainda identificar o oceano de pessoas, indivíduos perdidos de si, buscando referenciais externos por receio de se encararem únicos. Quanto deperdício de originalidade! Quanta morte em vida! Quanta dor desnecessária! Quanto...quanto...quanto...
É verdade, que permitir-se é arriscar-se. É lançar-se em uma viajem insólita, mas recheada de possibilidades produtivas.
Permitir é apoiar-se, assumir-se como co-criador de todo enredo da própria existência e portanto, é abdicar do papel de vitimado, injustiçado, à mercê de uma força externa poderosa.
Arriscar é lançar mão deste olhar autônomo, amorosamente consciente de que a força poderosa  reside dentro de si mesmo.
A única maneira saudável de encontrar-se com o próprio poder é render-se aos conteúdos internos; olhar para eles, ouví-los, entendê-los, acolhê-los, acatá-los e alimentar-se deles como única fonte de sustento saudável possível.
Sabe aquela frase que tantas vezes eu digo? "Entre os dogmas, regras, padrões desta cultura que tenta me conter e o discurso da minha alma, desejos do meu SER, eu sempre opto pela responsabilidade de ME apoiar, ME assumir". Esta é a única forma de fluirmos com naturalidade e plenitude do aprendizado em nossa jornada chamada VIDA.

E mais um pedacinho de minhas produções... Direto do túnel do tempo... rs

DEVANEIOS (2000) (McSàlomão)


NO LIMIAR DA LOUCURA EMERGE DE MIM, UM FIO DE ESPERANÇA...
ADOCICADO PELA LEMBRAMÇA DE UMA PRESENÇA.

NA LUCIDEZ DOS SENTIMENTOS, AGARRO FERVOROSAMENTE TUAS PUPILAS... COM A INTENÇÃO DO MEU OLHAR.

PERCEBO O TOQUE IMAGINÁRIO DE UM CALOR...
AFAGO A IDÉIA DA MINHA DOR...
ENCONTRO NA ALMA O REFÚGIO E O SABOR...

E NO CONSENSO DE UM DIVAGAR INTENSO, ACORDO ENTRE OS SENTIMENTOS DE PUROS DEVANEIOS.

SENSÍVEL E ACESSÍVEL AO MEU FOGO... DESEMBOCO NESSE MAR DOCE DA MINHA EXISTÊNCIA.

DESCUBRO PORTAS E JANELAS... E NO LABIRINTO DESTE MEU ENREDO...
ENCONTRO, DESENCONTRO E SEMPRE ME ACOLHO EM MEU ACONCHEGO.

UMA IMENSIDÃO DE SENSAÇÕES MOVIMENTA MEUS PENSAMENTOS, QUE DESABROCHAM NESTES DEVANEIOS PARA O CAMINHAR DA MINHA BUSCA.

A CADA ENCONTRO EU AUMENTO UM PONTO NA CONCLUSÃO DO QUE, NA VERDADE, NEM SEI AO CERTO QUAL É...

2 comentários:

  1. Poxa ta muito bacana o seu blog thithia!!

    Esse post retrata bem uma condição nossa que na minha opinião é o fator determinante para esse "caos" social e emocional que estamos enfrentando... Estamos sempre tão condicionados a seguir estas regras e padrões que aquele que decide sair dessa sintonia e seguir o seu próprio caminho acaba sendo taxado como louco, e pior, acaba aceitando esta condição, pois olha ao redor e se vê tão diferente dos demais, e de certa forma isso acaba causando um sentimento de solidão.
    Passou da hora de revermos nossos valores...

    ResponderExcluir
  2. Ah menino fofoleto... Pois não é mesmo!!! Tanta deformação da alma, tanto sofrer por acreditar q "parecer" com o modelo garantirá o bem estar... Mas creio q grande parte de nós deseprta a cada segundo e toma posse pelo menos do direito a dúvida. O que já é um movimento incrivelmente libertador. E vamos nóssssssssss!!! Tânkiuuu pelo carinho...
    Bjoksss

    ResponderExcluir