domingo, 7 de agosto de 2011

Coerência e Coesão

Toda vez que falamos sobre coerência, infelizmente ainda não compreendemos bem, grande parte do termo, porque usamos sempre dois pesos e duas medidas.
Olha só...

"A mudança que você quer ver no  mundo, faça em você primeiro"

Coerência = Conformidade, Congruência
Coesão = Conexão, Ligação, Harmonia


***Wikipédia:
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.

Quando vivemos e agimos, conforme aquilo que falamos e sentimos, aí sim desenvolvemos coerência e coesão. E só é possível ter sucesso, aprendizado, positividade, evolução quando estamos nesse caminho. Claro que muitas vezes deparamos com os tais desafios durante a trajetória, mas é exatamente neste ponto que temos o direito de escolha e como consequência, a colheita que será resultado destas escolhas que fizermos. 
Quando falo em escolhas, me refiro a TUDO. Desde a cor da calça que decidimos colocar para ir trabalhar, tomar ou não café da manhã, beijar ou não aquele gatinho/a, falar a verdade ou mentir. Até o sentimento que escolhemos alimentar quando algo não sai exatamente como planejávamos diante de um pedido de separação, a partida trágica de alguém muito querido, as filas que buscamos enfrentar(pq qdo queremos sabemos como evitá-las - existem sempre alternativas), o humor que alimentamos durante o trânsito... E tantas outras escolhas que fazemos e de tão automatizadas, que já estão, nem percebemos. Mas o fato de não termos consciência que as fazemos, não faz com que elas não aconteçam. É incrível, como nós achamos que porque não acreditamos em tal movimento, ou não sabemos nada sobre tal circunstância, aquilo não existe. É no mínimo ingenuidade, e muitas vezes uma prepotência  imensa de nossa parte.
Escolhas são feitas o tempo todo. Mesmo que não seja agradável pensar, sentir e assumir esta responsabilidade. Mas livre arbítrio, querendo ou não, TODOS nascemos com este dom.
Nesta nossa vida "bandida", digo "bandida" pq ela é tão preciosa q muitas vezes  nos confundimos e a nomeamos como nossa carcereira. Pois é, esta "bandida" q nos permite o exercício para aprender a ser gente grande. É verdade, q às vezes, dá uma preguiça danada de assumir o q é nosso, mas quando nos deparamos com o resultado de nossa coragem, persistência, determinação e permanência em nosso caminhar... Ahhhhh...POTAKEUSPARIUSSS!!! A energia de contentamento interior é infinitamente maior q qualquer medo, banzo ou leseira emocional. Daí, a força do universo interno brota, alimenta o universo externo e tudo começa a se encaixar. O nome disso é coerência e coesão entre quem nos tornamos, a nossa essência, nosso universo interno com o universo externo. Sintonia fundamentada na coerência com q levamos nossa vida externa, q é sempre reflexo de nossa vida interna.





"Todos nós nascemos com o direito ao caminho, mas alguns preferem ficar sentados nas cadeiras do reclamismo, da prepotência, do mimo, do comodismo, do vitimismo e do dramatizar, ao invés de usar o dom precioso que recebeu, o caminhar."
(McSàlomão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário