quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OM

SIGNIFICADO DO OM

O OM, é um símbolo da fé Hindu, e um dos símbolos mais sagrados em Hinduismo.
Estudos mostram que este som tem cura e efeitos relaxantes.
O símbolo vem do Devanagiri, um manuscrito baseado em sânscrito, de onde outras linguagens emergiram.



O OM é o nome universal do Senhor. É composto dos sons à (foneticamente como em "manhã"), U (foneticamente como em "ungir") e M (foneticamente como em "mamãe").
O som simboliza o Trimurti, uma união de três deuses consistindo em Brahma (o criador), Vishnu (o conservador), e Shiva (o destruidor).
Esta palavra é um dos sons mais profundos que seres humanos podem criar com as cordas vocais e o mais fácil de ser proferido.
Diz-se que o som "ãum" corrige desordens vocais e melhora capacidades vocais.
As três letras simbolizam os três estados (despertar, sonhar, e sono profundo), as três divindades (Brahma, Vishnu, e Shiva), os três Vedas (Cordame, Yajur, e Sama), e os três mundos (Bhuh, Bhuvah, Suvah).




O Om também é chamado "pranava", que significa: "isso (símbolo ou som) pelo qual o Senhor é elogiado".
A essência inteira do Vedas é guardada como relíquia no "om" de palavra.

É dito que o Senhor começou criando o mundo depois de cantar "om". Doravante, seu som é usado para criar um começo promissor para qualquer tarefa que alguém possa empreender.
O canto do "om" deve ser feito como a ressoar de um sino (ããuumm). É um dos símbolos mais antigos conhecidos no Hinduismo.



Assim, OM simboliza tudo - o meio e a meta de vida, o mundo e a Verdade atrás dele, o material e o Sagrado, toda forma e o sem-forma. O OM tem um efeito profundo no corpo e na mente de quem o canta e também nos arredores.
A maioria dos mantras e orações védicas começam com OM. Durante meditação, este som é usado para concentração. É repetido como um mantra ou meditado sobre. Sua forma é adorada, e usada como um sinal promissor.
O omkara, a raiz acústica do Universo, pode ser ouvido por todo sadhaka (aspirante espiritual) que experimenta o amrita (néctar) de iluminação através das práticas sinceras.



(Fonte: http://www.ammabrasil.org/index.htm )


OM - O som do absoluto

Nenhum comentário:

Postar um comentário